quinta-feira, 15 de março de 2012

HORA DO CONTO NA BIBLIOTECA....

Ouvir histórias é muito importante na formação de qualquer criança, é o início da aprendizagem para ser um leitor e, tornar-se um leitor é começar a compreender e interpretar o mundo. Por isso precisamos “[...] ler histórias para as crianças, sempre, sempre...” (ABRAMOVICH, 1993, p.17).
O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. Constitui um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e os que ouvem. A interação que se estabelece aproxima os sujeitos envolvidos. Os contos enriquecem nosso espírito, iluminam nosso interior e, ao mesmo tempo, nos tornam mais protagonistas na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar diferenças.
Sabendo da importância que as histórias tem para as crianças a Biblioteca Pública Municipal proporcionou uma Hora do Conto para os alunos do Nível II e III. A história contada por Vanisse Tureck de Oliveira - Dona Baratinha -  envolveu todas as nossas crianças fazendo-as participar da contação com imitações dos animais. Depois de apreciar a história e realizar o jogo das imitações de animais, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os espaços da biblioteca e seus livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário