terça-feira, 6 de março de 2012

ADAPTAÇÃO - TEXTO BERÇÁRIO 1

Com o novo ano letivo que começa, dá-se inicio a readaptação dos alunos que já freqüentavam o CMEI e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, ambiente novo, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensou-se em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é ADAPTAÇÃO e como se dá esse período de tantos desafios.
A adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens.
O ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim è importante que este período se organize de forma gradual, com pais seguros e orientados acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola. Nesse sentido, considera-se importantíssima a parceria e a interação família/escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivencias e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação. Sabendo que a confiança e segurança dos pais vão sendo construídas á medida em que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário