segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SONINHO....

É importante para o estado emocional das crianças tirar de uma a três sonecas ao dia, caso contrário  podem apresentar alterações de humor, dificuldade de concentração, falta de equilíbrio, além de terem comprometimento de seu crescimento. Porém, geralmente após o terceiro ano de vida das crianças, tal necessidade diminui e a maioria deixa de dormir no período diurno. É o que pode ser observado nas referências abaixo, que apresentam uma média das necessidades de sono em cada período etário:
•  Crianças de 4 a 6 meses: dormem, em média, 13 a 16  horas diárias. Durante a noite dormem de 9 a 11 horas, acordando, às vezes, para se alimentar. No decorrer do dia tiram duas sonecas, em torno de duas a três horas cada.
•  Crianças de 6 meses a 1 ano: dormem, em média, 12 a 14 horas diárias, sendo de 10 a 12 horas durante a noite. As sonecas ao longo do dia são, normalmente, uma na manhã e outra após o almoço, e duram cerca de duas horas cada.
•  Crianças de 1 ano a 2 anos: dormem, em média, 12 a 14 horas diárias, sendo 11 horas durante a noite. Dispensam a soneca da manhã e a tarde costumam tirar uma soneca de uma a duas horas.
•  Crianças de 3 a 5 anos: dormem, em média, 11 a 12 horas diárias. A partir dos 3 anos a maioria das crianças deixa de repousar durante o dia.

Um comentário: