terça-feira, 21 de agosto de 2012

O QUE FAZER NA HORA DA BIRRA DA CRIANÇA?


Tapem os ouvidos, porque a birra vai começar: Eu quero! Não vou! Páraaaaa!!! Na verdade, essa cena é o final do espetáculo. Ele começou antes: a família no shopping ou no supermercado, o filho feliz e tranqüilo acompanhando as compras dos pais. Só que criança enjoa logo de qualquer programa que não é de criança. Começa a ficar irrequieta, quer ir embora. Como os pais não querem, fingem ignorar o recado e conseguem distraí-la com alguma coisa, por algum tempo. Aí o filho volta a se agitar e clama por mais atenção: interrompe os pais a todo momento, pede coisas, não quer entrar na loja. Os pais se irritam, ficam tão impacientes quanto a criança. A paciência acaba, e dá para adivinhar o final: gritos estridentes, choro e esperneios de um lado; do outro, olhares, constrangimentos e vontade de sumir. 

Jogo de cintura
Evitar uma situação previsível de encrenca é a saída ideal. No mínimo, porque as birras ficam mais restritas ao espaço privado. Mas, dentro de casa, também é preciso enfrentá-las, e os pais costumam ver apenas duas soluções: ceder ou castigar. Imaginam que, assim, estão rompendo com o conflito. "Não estão, pois, se a criança usa a birra para chamar a atenção, já conseguiu o que queria e vai repetir a dose", explica a psicóloga especializada em crianças Maria de Betânia Paes Norgren. 

Agir antes
Diante de uma birra, o mais acertado é ajudar a criança a se acalmar logo e, depois, lhe explicar por que não pode fazer ou ter o quer. Melhor ainda é não deixar que a birra se instale. "Para uma convivência mais harmoniosa com o filho, os pais precisam levar em conta as características e os limites da criança. Quando ela sente que é ouvida e respeitada, confia mais no adulto e pode aceitar com mais facilidade as regras, mesmo numa situação imprevista", esclarece a psicóloga Maria de Betânia. 

Para evitar a crise

- Procure não impor limites desnecessários, deixando-se influenciar por seu (mau) humor. 
- Considere a disposição da criança para o programa, mesmo que seja coisa rápida. Criança cansada fica chata. 
- Convide seu filho a participar. No supermercado, por exemplo, peça a ajuda dele para escolher algo. O passeio fica mais interessante para ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário