sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ÁRVORE DOS BONS SENTIMENTOS....

Em comemoração ao dia Internacional da PAZ, os pais de nossos alunos decoraram um coração, e nele escreveram BONS SENTIMENTOS. Os mesmos formaram uma árvore de bons sentimentos, a qual ficou carregada e sua colheita foi feita pelos pais, onde cada um escolheu o coração de outra família do CMEI. Dia 21 de setembro DIA INTERNACIONAL DA PAZ!!!!!





HUMMMM....GOSTOSURA...

O mundo é algo a experimentar e conhecer por meio dos órgãos, dos sentidos e das ações corporais. Para isso, a garotada precisa de objetos concretos para agarrar, ouvir, alcançar com a boca, sentir com a pele. Ou seja: aprender. Sentir novas sensações é o que turminha do Maternal I da prof. Gisele e assessora Sandrina experimentaram comendo sorvete....



TAPETE DE CORES....

A turma do nível III da prof. Marciana se divertiu com o “Tapete das Cores”. Nesta brincadeira as crianças deveriam ocupar os seus lugares no tapete de acordo com a cor correspondente. Confira nossa brincadeira!


BRINCANDO ME DIVIRTO....

Para turmas de creche, brincar e jogar não são passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos.Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem. A prof. Pricila e assessoras Rosania e Sandra do Nível I, proporcionam momentos lúdicos às crianças, as quais adoram....





ESTIMULANDO OS BEBÊS...

Todos os bebês precisam de estímulos para desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e emocionalmente. Estimulando o bebê você vai notar grande desenvolvimento nestes três sentidos. Sem falar que enquanto você estimula o seu bebê você está criando laços afetivos com ele, e isso é o que há de melhor nesta hora. O estímulo deve ser de acordo com idade do seu bebê. Cada bebê é único, por isso não é aconselhável à comparação entre dois bebês. Cada um aprende no seu tempo. Quando se bebê estiver pronto, ele vai pegar objetos, engatinhar, andar, falar, etc.
ALUNOS DO BERÇÁRIO 2 DA PROF. HELOISA E NORMA E ASSESSORAS EVELINE E FERNANDA.

CONCURSO MUNICIPAL DE DECLAMAÇÃO

PARABÉNS A TÂNIA DO NÍVEL III VESPERTINO PELA BELA APRESENTAÇÃO....
POESIA: OUVE SÓ DE MARIA MAZZETTI
O meu cavalinho branco
Usava sempre tamanco.

Ele vivia mancando,
caindo e tropeçando.

Então trocou o tamanco
Por pedacinhos de Lua.
Mas a Lua derreteu
Bem lá no meio da rua.

Aí trocou o tamanco
Pela cenourinha crua.
A cenoura esborrachou
Bem lá no meio da rua.

Trocou, no fim o tamanco
Por ferradura que é dura.

Ouve só o barulhinho
Das patas do cavalinho...
 
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

UMA VISITA ESPECIAL....

O afeto incitado pelo animal age como uma estimulante nos relacionamentos humanos. Essa afetividade e o bom relacionamento com as demais pessoas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Quando uma criança se relaciona com um animal, a mesma se expõe mais, e em retorno, permite ao profissional da educação fortalecer seu entendimento.
Os alunos do nível I -1 da prof. Claudia receberam a visita de um cachorrinho!!! Quanta felicidade!!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMO É BOM BRINCAR....

O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o
contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu poder de imaginação e criação.
O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento.
Temos várias razões para brincar, pois sabemos que é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o seu desenvolvimento.
Vamos brincar então.... alunos do nível I-2 da prof. Priscila e assessoras Rosania e Sandra.





CORTANDO NO NÍVEL I-2

 Chegou  a hora então de recortar, com muita atenção e cuidado as crianças desenvolvem a coordenação motora, e a habilidade do trabalho manual com a tesoura.
Cortar envolve duas habilidades completamente distintas:
Aprender a usar a tesoura e aprender a cortar em linha.
Os alunos do nível I - 2 da professora Priscila e assessoras Rosania e Sandra realizaram uma atividade com este instrumento em sala de aula.
Confiram as fotos...




terça-feira, 21 de agosto de 2012

O QUE FAZER NA HORA DA BIRRA DA CRIANÇA?


Tapem os ouvidos, porque a birra vai começar: Eu quero! Não vou! Páraaaaa!!! Na verdade, essa cena é o final do espetáculo. Ele começou antes: a família no shopping ou no supermercado, o filho feliz e tranqüilo acompanhando as compras dos pais. Só que criança enjoa logo de qualquer programa que não é de criança. Começa a ficar irrequieta, quer ir embora. Como os pais não querem, fingem ignorar o recado e conseguem distraí-la com alguma coisa, por algum tempo. Aí o filho volta a se agitar e clama por mais atenção: interrompe os pais a todo momento, pede coisas, não quer entrar na loja. Os pais se irritam, ficam tão impacientes quanto a criança. A paciência acaba, e dá para adivinhar o final: gritos estridentes, choro e esperneios de um lado; do outro, olhares, constrangimentos e vontade de sumir. 

Jogo de cintura
Evitar uma situação previsível de encrenca é a saída ideal. No mínimo, porque as birras ficam mais restritas ao espaço privado. Mas, dentro de casa, também é preciso enfrentá-las, e os pais costumam ver apenas duas soluções: ceder ou castigar. Imaginam que, assim, estão rompendo com o conflito. "Não estão, pois, se a criança usa a birra para chamar a atenção, já conseguiu o que queria e vai repetir a dose", explica a psicóloga especializada em crianças Maria de Betânia Paes Norgren. 

Agir antes
Diante de uma birra, o mais acertado é ajudar a criança a se acalmar logo e, depois, lhe explicar por que não pode fazer ou ter o quer. Melhor ainda é não deixar que a birra se instale. "Para uma convivência mais harmoniosa com o filho, os pais precisam levar em conta as características e os limites da criança. Quando ela sente que é ouvida e respeitada, confia mais no adulto e pode aceitar com mais facilidade as regras, mesmo numa situação imprevista", esclarece a psicóloga Maria de Betânia. 

Para evitar a crise

- Procure não impor limites desnecessários, deixando-se influenciar por seu (mau) humor. 
- Considere a disposição da criança para o programa, mesmo que seja coisa rápida. Criança cansada fica chata. 
- Convide seu filho a participar. No supermercado, por exemplo, peça a ajuda dele para escolher algo. O passeio fica mais interessante para ele. 

IDEIAS PARA SEU FILHO DORMIR BEM....


Um bebê que não dá trabalho para dormir e acorda só no dia seguinte é o sonho de qualquer mãe. Às vezes, parece impossível chegar a esse grau de tranquilidade. Mas, com um pouquinho de treino, seu filho logo aprenderá a dormir bem. E o sono de qualidade é fundamental para a saúde e para o desenvolvimento dele. Também você sai ganhando: descansada, tem muito mais disposição para curtir o filhote.
De olho no relógio
O organismo do bebê é programado para dormir cedo, entre 18 e 20 horas. Se esse horário não for respeitado, ele começa a produzir substâncias estimulantes, que deixam os pequenos ainda mais ligados, criando um círculo vicioso que impacta crescentemente a qualidade do sono. Crianças que não dormem direito liberam mais cortisol, o hormônio do stress, que as leva a acordar mais vezes à noite, gerando mais stress e fazendo com que liberem ainda mais hormônio... Além de interferir na dinâmica da família, a falta de sono atrapalha o crescimento e o desenvolvimento do bebê.
Ritual infalível
Um estudo com 58 crianças até 2 anos conduzido pela médica Jodi Mindell, do Centro do Sono do Hospital das Crianças da Filadélfia, nos Estados Unidos, mostrou que os bebês que contavam com um ritual específico antes de adormecer pegavam no sono mais rapidamente, tinham 38% menos episódios de despertar e ficavam 49% menos tempo acordados à noite. Esse ritual é simples e consiste de três passos: um banho morno, seguido de uma massagem relaxante e, já na cama, uma atividade tranquila, como contar uma história ou cantar. "O ideal é dar o banho em um ambiente calmo. E a massagem é quase um carinho. Basta fazer movimentos circulares leves pelo corpo do bebê", ensina a terapeuta corporal Marjorie Sá.
Para dormir melhor
· Um bichinho de pelúcia ou paninho com textura pode servir de estímulo ao sono. Ao manuseá-lo, o bebê se acalma e é como se embalasse a si mesmo. "Esses objetos de transição são importantes para o desenvolvimento psíquico e não devem ser retirados da criança em nenhuma idade. Ela decide o momento de substituí-los ou deixá-los de lado", diz a neuropediatra Marcia Pradella, de São Paulo.
· Use uma lâmpada azul de oito velas como luz de segurança. "Existem estudos mostrando que a frequência de onda da luz azul, além de não atrapalhar a produção de melatonina, ajuda a sincronizar as ondas cerebrais, fazendo com que o bebê adormeça mais facilmente", ensina Marcia. De quebra, essa luminosidade auxilia a mãe na hora da troca ou da mamada no meio da madrugada.
· Manter a calma é sempre positivo. "O bebê percebe quando os pais estão estressados, e isso faz com que ele não relaxe para dormir", diz a enfermeira obstetriz Alice G. T. Natali, de São Paulo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL....

Lei institui Semana Nacional da Educação Infantil

Minimizar
O dia 25 de agosto terá um significado especial a partir desse ano. Além de ser a data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti, em 2010, agora é também o Dia Nacional da Educação Infantil.
A Lei nº 12.602, de 3 de Abril de 2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada na edição do dia 4 de abril, do Diário Oficial da União.
De proposição do senador Cristovam Buarque, a data é uma oportunidade para fortalecer o compromisso do País com a educação infantil, que se estende à creche e a pré-escola, para crianças de até 5 anos.
Segundo o senador, é a oportunidade de reconhecimento também, à atuação da Pastoral da Criança no Brasil, que ao longo de 30 anos acompanhou aproximadamente 2 milhões de gestantes e crianças menores de 6 anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.
Lei nº 12.602, de 03 de abril de 2012 Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação InfantilABRIL 10, 2012
A Presidenta da República: “Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Dra. Zilda Arns.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 03 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
Dilma Rousseff
Aloizio Mercadante
Vitor Paulo Ortiz Bittencour
Fonte: Agência Câmara

domingo, 19 de agosto de 2012

NOVOS BICHINHOS...

Inspirada nos brinquedos confeccionados pela professora Sandra do CMEI Mundo Encantado, a profe Jana de artes teve a idéia de trabalhar diferentes texturas manipuláveis no berçário através de bichinhos feitos a partir de materiais solicitados aos pais.
Esses são alguns dos modelos que já estão prontos e a disposição dos bebês que perceberam, no primeiro contato, diferentes sensações em cada um deles...
Alguns botões...
Outros botões...
Muitas cores diferentes...
Muitas formas diferentes...
Os bebês adoraram a novidade e outros já estão sendo fabricados para aguçar ainda mais a curiosidade dos pequenos.